Enter your keyword

Entenda (finalmente) porque os elevadores quebram tanto.

Entenda (finalmente) porque os elevadores quebram tanto.

Entenda (finalmente) porque os elevadores quebram tanto.

O prédio é novo, tem 2 elevadores igualmente novos. Iluminação de Led, boa ventilação, boa velocidade, indicadores de andares e botoeiras inteligentes e não trava entre os andares…ao menos não deveriam, certo?

Problemas e mais Problemas.

PRESO

A realidade infelizmente é outra e por mais que a companhia contratada dê suporte, muitas vezes não é um suporte adequado.

Mas, qual o motivo de tanto defeito?

É bom lembrar que os prédios são lugares de constante reforma e principalmente no primeiro ano em que os apartamentos começam a ser entregues. Consequentemente é o ano que mais temos movimentação nos elevadores e muitas vezes de forma incorreta.

Por mais que os elevadores tenham marcações de carga máxima permitida e, além disso, exista um elevador que seria dedicado para serviço, essas pequenas regras são quebradas quando os materiais de construção começam a subir e descer nos andares. O fluxo normal de pessoas somada à quantidade de carga é muito grande.

Tecnicamente, o que acontece?

elevadores tec

Vamos enxergar o elevador como um carro, só que vertical. Todo carro, como qualquer máquina automatizada, tem a sua programação, depende de alguns comandos para ser operada e existem sensores para que o processo continue.  Caso alguma coisa não esteja correta, estes sensores vão acionar alertas como: temperatura, nível de óleo, gasolina, defeito elétrico e etc.

Já os elevadores dependem dos comandos dos botões para serem acionados. Em cada andar existem contatos eletro-eletrônicos para que o Quadro de Comando controlador entenda em que andar o elevador está perante a ordem de chamada. O motor, por sua vez, obedece a este controlador que impõe certa potência para puxar a carga e o ciclo se repete.

Caso o elevador tenha passado por muito desgaste neste primeiro ano como informamos, esses contatos – que são cruciais para que o controlador entenda o em que andar parou – começam a apresentar defeitos prematuros e em alguns casos é necessária a troca destes e outros componentes.

O que nós como moradores e síndicos devemos saber?

condomínio

O elevador é um equipamento que precisa de assistência técnica periódica. Acontece que muitas vezes a assistência técnica contratada não faz as trocas necessárias para um funcionamento a longo prazo, o resultado disso são elevadores em constante manutenção.

É interessante conversar com o síndico de seu prédio sobre empresas que podem fazer laudos de manutenção a parte da assistência técnica contratada. Assim, todos poderemos saber se a manutenção preventiva está sendo feita corretamente e caso não esteja, com um laudo em mãos fica mais fácil para o síndico cobrar da assistência autorizada.

É interessante lembrar que nenhum profissional além da assistência técnica pode arrumar o elevador, mas é direito sabermos se esta está fazendo um serviço de qualidade.

A U Solution entende a importância da qualidade dos elevadores em um prédio e por isso temos em nossos serviços a vistoria e emissão de laudos de manutenção em elevadores para assegurar o cuidado correto deste equipamento. Garantimos a imparcialidade, pois não realizamos serviço de manutenção, somos uma empresa de soluções de engenharia.

Caso tenha alguma dúvida ou deseje solicitar um orçamento clique aqui e fale conosco. Não deixe de conferir nosso facebook para mais dicas e até a próxima.

No Comments

Post a Comment

Your email address will not be published.